Vamos regular o intestino?

Equilibrar o sistema digestivo é de fundamental importância para a medicina funcional, já que os mais diversos sintomas que acometem o corpo podem ter, nessa área, a sua origem.  Nos seguintes posts falarei sobre o mecanismo de adoecimento e o motivo dos tratamentos. Para fins de praticidade, reconheço que há muitas pessoas que só querem as orientações, sem saber dos reais motivos. Então, falarei sobre as orientações gerais, e, para os mais estudiosos, em links separados, explicarei os motivos do adoecimento, posteriormente.

A meta para o aparelho digestivo regulado é:

  • Evacuar de uma a duas vezes ao dia, de preferência, no mesmo horário, ao acordar e antes de dormir.
  • Coma quando sentir fome. Evite comer demais a ponto de ficar com o estômago pesado.
  • Aprenda a comer pouco e de forma consciente.  Respire fundo, mastigue bem o alimento e não coma assistindo TV ou pensando em outras coisas. Isso traz de volta a consciência à alimentação e previne exageros.

À primeira vista, as indicações podem parecer difíceis. No entanto, se forem postas em prática, trarão bons resultados. As medidas a seguir podem ser especialmente úteis para quem sofre de má digestão, gastrite, refluxo, gases, constipação, enxaqueca e acne:

  1. Alimentos e bebidas geladas não fazem bem ao aparelho digestivo.  Prefira consumir líquidos em temperatura ambiente, e, com o tempo, habitue-se a tomar água morna ou quente.

Motivos: no Oriente, a medicina tradicional chinesa e ayurvédica têm essa orientação. A água quente facilita a digestão, ajuda na desintoxicação do corpo e regula a temperatura corporal. Por incrível que pareça, as pessoas que conseguem adquirir esse hábito tem mais tolerância ao calor e também regulam o centro da sede, aumentando a hidratação.  Prefira tomar um copo grande de água morna em jejum,  meia hora antes do almoço, meia hora antes do jantar e ao dormir.  É melhor tomar um copo inteiro de água do que ficar com uma garrafa tomando goles ao longo do dia.

2.   Suco detox de cenoura com maçã

Bata no liquidificador o suficiente para um copo de cenoura, maçã e água. Não se deve coar. A cenoura é rica em beta caroteno,  precursor da vitamina A, muito importante para a mucosa do aparelho digestivo. Já a maçã possui o ácido málico, que auxilia no processo de desintoxicação hepática.  Esse suco rico em fibras é um excelente regulador do trânsito intestinal.  Pessoas constipadas podem tomá-lo todos os dias até regular o intestino.   Ajuste a frequência semanal do suco para que se evacue uma ou duas vezes ao dia.

3.  Tome 1/4 de limão com um pouco de água pela manhã em jejum

Essa medida é especialmente válida para quem sofre de gastrite.  A queimação do estomago, ao contrário do que se pensa na maioria dos casos, está relacionada a falta do do ácido clorídrico estomacal, fazendo com que não haja estímulo para a produção da mucosa gástrica protetora. Isso sim gera o desconforto.  O limão, por ser ácido, vai oferecer o estímulo necessário para a produção de muco.  Medicamentos da classe dos inibidores da bomba de próton, como o omeprazol, agem impedindo a produção do ácido clorídrico e, justamente por isso, quem usa dificilmente consegue parar de tomar.  Nesses casos, o limão pode ser uma boa tentativa.

4. Evite os carboidratos.

Pão, macarrão e açúcar podem ser a causa da candidíase intestinal. Doença pouco valorizada na medicina convencional, mas que é responsável por muitos sintomas indesejados, como cansaço, sonolência, gases, acne, cefaleia, irritabilidade e da própria candidíase vaginal recorrente.

 

 

 

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